Início Avaí Avaí e Figueirense fazem clássico neste domingo, confira os números do confronto

Avaí e Figueirense fazem clássico neste domingo, confira os números do confronto

Contagem de jogos entre as equipes é controversa

287
1
COMPARTILHAR
clássico
Avaí x Figueirense empataram no turno do estadual em 2017. Foto: Jamira Furlani/Avaí FC

Avaí e Figueirense fazem o clássico mais antigo e tradicional do estado de Santa Catarina nesse domingo, 28, no estádio da Ressacada, em jogo válido pela 4ª do campeonato catarinense. O Figueirense lidera o campeonato com 100% de aproveitamento, enquanto o Avaí tem 6 pontos em 3 jogos disputados.

Em 2018, o clássico completa 94 anos de história. A primeira partida entre as duas equipes foi um amistoso realizado em 13 de Abril de 1924, com uma emocionante vitória do Figueirense de virada por 4 a 3, em jogo disputado no estádio do Aldo Luz em Florianópolis. A maior goleada do confronto foi aplicada pelo Avaí no dia 22 de fevereiro de 1938, quando venceu o rival por 11 a 2.

Veja também: Com a volta de Pingo, confira a lista de técnicos que já passaram pelo Brusque

A contagem de jogos do clássico é controversa. Segundo os jornais ‘A Notícia’, ‘Diário Catarinense’ e o livro do jornalista Polidoro Júnior ’90 anos do clássico Avaí x Figueirense’, o confronto tem 417 jogos, com o 145 vitórias do Figueira, 141 do Leão e 131 empates.

O Avaí no entanto contesta essa contagem e de acordo com o pesquisador e Presidente do Conselho deliberativo do Clube, Spyros Diamantaras, Avaí e Figueirense fizeram 439 jogos, com 152 vitórias do Furacão, 145 do Leão e 142 empates.

Os maiores artilheiros

Os maiores artilheiros dos times no confronto são Saul, que tem 41 gols pelo Avaí e Calico que tem 21 pelo Figueira, além de Nizeta que soma 30 gols atuando pelos dois clubes no clássico.

O jogador que mais atuou no confronto é Balduíno, somando 75 jogos pelos dois clubes. Já o técnico que mais comandou foi Lauro Búrigo, com 50 jogos também pelas duas equipes.

O árbitro que mais apitou o confronto é Dalmo Bozzano com 41 clássicos apitados.

Em 2017 foram realizados três clássicos, dois pelo campeonato catarinense e um pela primeira liga e em todas as ocasiões terminou empatado.

A última vitória do Avaí no confronto foi no turno do catarinense de 2016, quando venceu por 1 a 0 na Ressacada com gol de William Batoré. O Figueirense devolveu o 1 a 0 no returno com gol de Guilherme Queiroz no Orlando Scarpelli.

Os clássicos de 2018

Esse ano teremos pelo menos quatro clássicos, dois no catarinense e dois na Série B do Brasileiro, com possibilidades de termos até sete confrontos entre Avaí e Figueirense.

O clássico é sempre um jogo que vai além das 4 linhas, e a expectativa para o jogo de Domingo é quebrar com tranquilidade o recorde de público desse estadual, que no momento pertence a partida entre Chapecoense x Inter de Lages na Arena Condá, que teve 5447 torcedores.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here